terça-feira, 17 de abril de 2012

FRUTO GOJI BERRY - a baga antienvelhecimento


Por mais de 2 mil anos, os Goji Berries têm sido um remédio da tradicional medicina chinesa. Conhecido como "fruta da longevidade".

A planta desenvolve seus frutos em grandes quantidades após 5 anos de cultivo e a planta jovem começa a produzir em 2 anos, sem precisar de fertilizante, sendo uma planta resistente. Normalmente cresce em campos selvagens na China com a ajuda do Sol, nas províncias de Ningxia (especialmente em ZhongNing e nas montanhas do sul), GanSu, QingHai, NeiMeng, xinJiang.

Embora o goji seja uma novidade na cozinha ocidental, os chineses têm conhecimento dos poderes especiais desta baga há milhares de anos. Das cerca de 8.000 ervas e alimentos que fazem parte da medicina tradicional chinesa, as goji berries são consideradas a erva-alimento número 1.

O farmacista e escritor Earl Mindell chama os polissacarídeos do Goji "moléculas mestras", pois eles "comandam e controlam muitos dos mais importantes sistemas bioquímicos de defesa do corpo".

Informação nutricional

As goji berries são provavelmente a fruta mais rica em nutrientes que existe no planeta:

- São uma fonte de proteína completa, contendo 18 aminoácidos diferentes, entre os quais estão os 8 essenciais ao corpo humano.

- Contêm até 21 minerais de traço, entre os quais zinco, ferro, cobre, cálcio, germânio, selénio e fósforo.

- Contêm também vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E.

- E também polissacarídeos do Lycium Barbarum (LBP), mais comummente chamado polissacarídeos, que fortificam o sistema imunológico – sendo um dos elementos responsáveis pelo extraordinário efeito antienvelhecimento das goji berries. Pesquisas científicas mostraram que esse componente aumenta a habilidade do organismo a resistir à doenças. Os polissacarídeos do Goji têm uma estrutura química similar às substâncias encontradas na echinácea e nos cogumelos maitake, ervas conhecidas por sua habilidade de manter um sistema imunológico saudável.

Lycium é o maior tônico Chinês a base de erva, primeiramente mencionado no Divine Husbundman´s Classic (Shen'nong Bencaojing), escrito no século 1º A.D.. Tradicionalmente acredita-se que o Lycium prolonga a vida - um herbalista Chinês disse que viveu por 252 anos devido a tônicos de ervas, inclusive o Lycium. Hoje, tanto o fruto quanto a raiz possuem um amplo uso medicinal.

Bactérias intestinais amigas:

Os Goji Berries também ajudam o sistema imunológico através da promoção do crescimento de bactérias benéficas na flora intestinal. A combinação das fibras da fruta com seus polissacarídeos suportam naturalmente o crescimento das bactérias intestinais amigas, conhecidas como probióticas.

Proteínas saudáveis:

As proteínas do Goji Berry, que constituem 16% da fruta, contêm dois aminoácidos que ajudam o sistema imunológico: l-arginina e l-glutamina. Ambos dos quais são peças fundamentais na construção de uma imunidade saudável e funcionam reduzindo inflamações.

Descobertas científicas:

Cientistas chineses há muito tempo examinam o funcionamento do Goji Berry. Em um estudo com 50 pessoas, após comerem 40 gramas de goji berries diariamente durante 10 dias, a contagem de células brancas no seu sangue aumentou e outras evidências de melhoria da resposta imunológica se mostraram presentes.

  INDICAÇÕES/BENEFÍCIOS

-"Estende" a vida, protege o corpo da idade prematura através da poderosa ação antioxidante
-Faz o paciente se sentir e parecer jovem. Goji estimula a secreção de hGH (Hormônio do crescimento humano) 
-Aumenta a função sexual e trata a disfunção
-Promove a saúde dos olhos e melhora a visão
-Promove a saúde do fígado
-Trata sintomas da menopausa
-Previne mal estar matinal no primeiro trimestre de gestação
-Aumenta a fertilidade
-Promove perda de peso
-Melhora o humor
-Aumenta a energia e força, especialmente na luta contra doenças
-Mantém pressão sanguínea saudável
-Reduz o colesterol
-Promove a taxa normal de açúcar no sangue em adultos com diabetes
-Alivia dores de cabeça e tonturas
-Melhora as funções cardíacas
-Melhora a resistência contra doenças
-Fortalece o sangue, melhorando a produção de glóbulos brancos e plaquetas
-Fortifica os músculos e os ossos
-Melhora a memória e raciocínio rápido
-Promove a função normal dos rins
-Alivia a ansiedade e estresse
-Alivia a insônia e melhora a qualidade do sono

  MECANISMOS DE AÇÃO

As mais de dez trilhões de células do organismo estão sob constante ataque por radicais livres. Estes agentes prejudiciais podem acelerar a idade e destruir a vitalidade das células tão rápido quanto elas são produzidas. Goji é conhecido como a fruta da longevidade. Sua única molécula máster de polissacarídeos e poderosos antioxidantes defendem contra a idade prematura, combatendo os danos dos radicais livres através do corpo.

Goji aumenta a tolerância a exercícios, resistência e força. Ajuda a diminuir a fadiga, especialmente na recuperação do desgaste. Também estimula a liberação do hormônio GH pela glândula pituitária. Os benefícios do hormônio GH são extensos e incluem a redução de gordura, melhoria do sono, aumento da memória, aceleração na cura de doenças, restauração da libido e aparência jovial.

Cerca de 1 em cada 4 adultos nos EUA, possuem pressão alta (hipertensão). A pressão alta quando não é controlada, pode levar a ataque cardíaco, dores, insuficiência cardíaca ou renal. Por isso a pressão alta é chamada de "assassina silenciosa". Uma pesquisa feita em 1998 mostrou que o aumento da pressão sanguínea pode ser prevenida significativamente pelas moléculas de polissacarídeos contidas em Goji Berry.

 DOSAGEM

A dosagem usual é de 400mg a 600mg do extrato seco a 40%.

2 comentários:

  1. Qual seria o consumo recomendável diário com a fruta desidratada?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rafael!
      A dose diária recomendada para um adulto é de 200 mg (extrato seco) ou de 15 a 45g (1 a 3 colheres de sopa).
      A goji berry é auxiliar, não promotora de saúde. Então você tem que tomar cuidado para não ultrapasar essa dosagem, pois o excesso pode desencadear alguns sintomas e posteriormente alteração de absorção de Cobre e Selênio.

      Excluir